happy-team
happy-team
happy-team
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

happy-team


 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Manifestantes bloqueiam aeroporto de Marselha

Ir para baixo 
AutorMensagem
demoura
super moderador
super moderador
demoura


Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 44

Manifestantes bloqueiam aeroporto de Marselha Empty
21102010
MensagemManifestantes bloqueiam aeroporto de Marselha

acesso ao aeroporto de Marselha-Provença, situado em Marignane, foi hoje, quinta-feira, bloqueado por barreiras montadas por manifestantes contra a reforma das pensões, revelou fonte sindical e a direcção do aeroporto.

"Todos os acessos estão bloqueados. A mobilização é enorme. Permaneceremos até que as CRS (forças da ordem) nos venham retirar", afirmou Mehdi Rachid, sindicalista (CGT) na refinaria Total de La Mède, perto de Martigues.

Segundo a mesma fonte, a manifestação reúne várias centenas de pessoas, juntando membros da Air France, do Carrefour, territoriais, professores, funcionários dos correios, assalariados da petroquímica e desempregados.

De acordo com a direcção do aeroporto, tratam-se de barreiras que foram montadas imediatamente depois das 05:00: "não é um bloqueio completo, mas a fila de espera dos automóveis é considerável".

Numerosos automobilistas deixaram os seus automóveis nas naves laterais para chegar à aerogare a pé, precisou o porta-voz, acrescentando que nenhuma anulação de voo está prevista até ao momento.

Sindicatos favorecem continuação de protestos

Os sindicatos franceses, empurrados por um grande nível de mobilização das suas bases, favorecem a continuação dos protestos contra o projecto de reformas, indicou hoje à imprensa o secretário geral da CGT, Bernard Thibault.

"Esperamos mais umas jornadas em força na próxima semana", declarou hoje Bernard Thibault , indicando que as centrais sindicais não abrem mão da mobilização conseguida nas últimas semanas com sucessivas manifestações por todo o país, além das greves e bloqueios que atingem sectores vitais.

Instalações petrolíferas em todo o país continuam a ser alvo de acções intermitentes dos grevistas e 14 depósitos de combustível continuam bloqueados, apesar das intervenções das forças de segurança, que têm ordens do Presidente da República francês, Nicolas Sarkozy, para impedir "a paralisia da economia francesa".

O aeroporto de Marselha esteve hoje bloqueado durante algumas horas e as 12 refinarias francesas continuam em greve por tempo indeterminado. A situação continua perturbada no abastecimento de combustível, com 3.200 estações de serviço encerradas, de um total de 12.300 postos em toda a França.

As declarações do líder da CGT surgem num dia crucial para o braço de ferro entre sindicatos e Governo, uma vez que a CGT e a CFDT marcaram para hoje uma reunião intersindical para decidir a estratégia a adoptar após a votação do projecto de reformas no Senado, prevista para hoje à noite.

A votação no Senado foi sucessivamente adiada, o que suscitou críticas diretas do secretário geral da Presidência Francesa, Claude Guéant, na quarta feira. Após três semanas de debate em torno do projecto e de centenas de emendas ao texto aprovado na Assembleia Nacional, a oposição no Senado procura atrasar o momento decisivo através do uso de interpelações e declarações de voto, num ambiente de grande tensão.

O final de semana é também decisivo porque na sexta feira as escolas francesas encerram para as férias intercalares de Todos-os-Santos, o que poderá ter impacto no nível de mobilização dos estudantes do ensino secundário e universitário.

Os estudantes juntaram-se ao movimento social que contesta o novo regime de reformas, levando na prática ao encerramento de cerca de 400 liceus em todo o país e de, pelo menos, quatro universidades, devido ao bloqueio de instalações e, em vários pontos do país, a confrontos com a polícia.

O centro de Lyon (leste), que foi nos últimos dias palco de batalhas de rua entre grupos de jovens e a polícia, está hoje vigiado por unidades especiais das forças de segurança, que filtram o acesso às zonas comerciais e montaram um dispositivo antimotim que inclui canhões de água e veículos blindados


"jn"
Ir para o topo Ir para baixo
Compartilhar este artigo em: reddit

Manifestantes bloqueiam aeroporto de Marselha :: Comentários

Nenhum comentário
 

Manifestantes bloqueiam aeroporto de Marselha

Ir para o topo 

Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
happy-team :: INTERNACIONAIS-
Ir para: