Nas viagens de autocarro de longa distância, os passageiros terão direito a receber reembolsos e compensações em caso de atrasos, como já acontece para quem anda de avião, comboio e barco.
Segundo um acordo alcançado hoje entre as instituições comunitárias, em Bruxelas, os novos direitos dos passageiros de autocarros e camionetas, que deverão entrar em vigor dentro de dois anos, aplicam-se apenas a serviços de longa distância, ou seja, mais de 250 km, e incluem o direito a reembolsos e compensações em casos de atrasos superiores a duas horas, assim como assistência - refeições e alojamento - em certos casos de cancelamento de viagens.
"Este compromisso coloca a última peça do puzzle", congratulou-se o comissário europeu dos Transportes, Siim Kallas, comentando o facto de o Parlamento Europeu e o Conselho Europeu terem chegado a acordo sobre "a última peça legislativa" - proposta pela Comissão Europeia em Dezembro de 2008 - em matéria de direitos dos passageiros, depois das novas legislações já adoptadas em Novembro para o transporte aéreo, marítimo e ferroviário.
"Agora há uma rede de segurança de direitos dos passageiros aplicada a todos os modos de transporte, para proteger os cidadãos, independentemente de como e para onde viajam" no seio da União Europeia, apontou.
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