happy-team
happy-team
happy-team
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

happy-team


 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Polícias fazem serviço ilegal de guarda-costas

Ir para baixo 
AutorMensagem
demoura
super moderador
super moderador
demoura


Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 44

Polícias fazem serviço ilegal de guarda-costas  Empty
05122010
MensagemPolícias fazem serviço ilegal de guarda-costas

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


O alerta de Ricardo Vieira, presidente da Associação Nacional de Agentes de Segurança Privada (ANASP), surge a propósito de uma área de negócio emergente, a formação de guarda-costas, mas que, para este responsável, acaba por sofrer a concorrência directa dos elementos da PSP e da GNR, se bem que, segundo fontes bem colocadas, seja na PSP que a situação é mais crítica. "Os polícias não ganham o suficiente e depois fazem estes trabalhos fora das horas de serviço", ilustra a fonte.

No entender de Ricardo Vieira, "não há mercado para tantos guarda-costas nem se justifica tanta formação, mas muito menos quando elementos de autoridade controlam praticamente este tipo de serviços. Há civis a gastar 2500 euros nesses cursos, mas na grande maioria dos casos acaba por ser dinheiro deitado à rua".

Ricardo Vieira acrescenta que a ANASP já chamou a atenção para esta "ilegalidade", através de ofícios para a Direcção Nacional da PSP, a entidade a quem cabe a fiscalização da actividade da segurança privada, mas "até agora nenhum passo foi dado".

Ricardo Vieira salvaguarda, no entanto, que o próprio departamento da PSP que tem o encargo da fiscalização da segurança privada "não está preparado para este tipo de trabalho", dado o carácter reservado que este serviço encerra. Por outro lado, segundo fontes policiais adiantaram ao JN, "é muito difícil fazer prova de que um agente pratica esta ilegalidade. Seria preciso provar que houve pagamento pelo serviço".

Os agentes policiais estão inibidos por lei de exercer qualquer actividade remunerada de segurança fora do âmbito das instituições onde servem, mas a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP) - instada, pelo JN a fazer um comentário-, admite essa realidade.

"É natural, face aos salários tão baixos, mas não desejável que aconteça, mas não conhecemos casos concretos", salvaguarda Paulo Rodrigues, presidente da ASPP, acrescentando, no entanto, que já recebeu alertas nesse sentido da ANASP. "É normal que face a uma criminalidade mais sofisticada e violenta haja mais procura desses serviços e é natural que um elemento da PSP esteja melhor preparado. Mas, repito, não o deve fazer".

Os principais clientes do serviço de guarda-costas são empresários e figuras públicas, mas a preferência por agentes de polícia parece também associada à liberdade do uso de arma e em distintos calibres. É que a chamada Lei das Armas restringe o uso de arma a civis, mesmo a guarda-costas, aos calibres 6,35 mm, em pistola, e .32 magnum, em revólver, calibres insuficientes para esta actividade, que normalmente opera com o 9 mm - este já apenas reservado à polícia e mesmo a nível da formação de tiro as limitações são as mesmas.

Ricardo Vieira admite e acrescenta: "Não faz muito sentido um guarda-costas com aqueles calibres, mas é essa a realidade e também não há vontade em alterar a lei. Há muitos interesses envolvidos". Não foi possível estabelecer contacto com a PSP.

jn
Ir para o topo Ir para baixo
Compartilhar este artigo em: reddit

Polícias fazem serviço ilegal de guarda-costas :: Comentários

Nenhum comentário
 

Polícias fazem serviço ilegal de guarda-costas

Ir para o topo 

Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
happy-team :: NACIONAIS-
Ir para: