happy-team

happy-team


 
InícioPortalRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Conselho de Segurança da ONU acaba com restrições a armas de destruição maciça no Iraque

Ir em baixo 
AutorMensagem
demoura
super moderador
super moderador
avatar

Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 38

16122010
MensagemConselho de Segurança da ONU acaba com restrições a armas de destruição maciça no Iraque

O Iraque vai deixar de estar sujeito a restrições internacionais no desenvolvimento de armas de destruição maciça e programas nucleares civis e poderá gerir directamente as suas receitas petrolíferas, decidiu hoje, quarta-feira, o Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Numa reunião em Nova Iorque convocada pelos Estados Unidos e encabeçada pelo vice-presidente norte-americano, Joe Biden, os 15 membros do Conselho aprovaram hoje um conjunto de resoluções que "normalizam o estatuto internacional" do Iraque, disse o secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.
O secretário-geral salientou que o Iraque se comprometeu a manter-se livre de armas de destruição maciça, inscrevendo este desígnio na Constituição e aderindo a tratados internacionais de não-proliferação, contra as armas biológicas e químicas.
"Estes passos são bons augúrios para a segurança e desenvolvimento no Iraque e na região envolvente", adiantou Ban Ki-moon, considerando a reunião de hoje "um marco".
A resolução acaba com as medidas de restrição impostas anteriormente e determina que dentro de um ano será feita uma avaliação dos progressos feitos pelo Iraque no seu compromisso de ratificação dos tratados internacionais sobre este género de armas.
Aponta ainda a necessidade de as autoridades iraquianas cumprirem as restantes obrigações para com o Kuwait, nomeadamente financeiras e de identificação de desaparecidos após a invasão de 1990.
Com a abstenção da França, o Conselho de Segurança aprovou ainda o fim de todas as acções residuais do Programa Petróleo por Alimentos.
Sobre as receitas petrolíferas e de gás natural, o Conselho de Segurança decidiu que depois de 30 de junho de 2011 deixa de ser obrigatório o seu depósito no Fundo de Desenvolvimento para o Iraque, como acontecia desde 2003.
Um novo mecanismo será criado até lá, e apresentando até maio do próximo ano pelo governo do Iraque, tendo em conta os padrões do Fundo Monetário Internacional e a realização de auditoria externas.
Para o representante do Iraque, a reunião de hoje foi "histórica" e uma demonstração do "apoio da comunidade internacional".
"O nosso foco tem sido libertar o país da pesada herança de incumprimento da lei internacional e acabar com o isolamento e recuperar o nosso lugar de direito na comunidade das nações", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros Hoshyar Zabari.
"O fim das restrições relacionadas com armas de destruição maciça e actividades nucleares civis é um sinal de que o novo Iraque é significativamente diferente do de Saddam", adiantou.

jn

_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo

 Tópicos similares

-
» server caiu e os pokes sumiram mais de 30 kk se foram
» Clausura da Imortalidade - Tomo 2 (Crônica Oficial)
» Freemont East District(Território Anarquista)
» Sem segurança PBO
» "Falsa Sensação de Segurança" Chapter VI "Treino Conjunto - O Nascimento de novos seres"
Compartilhar este artigo em: diggdeliciousredditstumbleuponslashdotyahoogooglelive

Conselho de Segurança da ONU acaba com restrições a armas de destruição maciça no Iraque :: Comentários

Nenhum comentário.
 

Conselho de Segurança da ONU acaba com restrições a armas de destruição maciça no Iraque

Voltar ao Topo 

Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
happy-team :: INTERNACIONAIS-
Ir para: