Uma aplicação para iPhone, iPad e iPod, que descreve Itália como o país da "piza, da máfia, da pasta e da Vespa", está a causar indignação no governo italiano.
Alertada por uma publicação da associação "Osservatorio antiplagio" (observatório anti-plágio), a ministra do Turismo, Michela Vittoria Brambilla, afirmou que se trata de uma "representação ofensiva e inaceitável" de Itália.
A ministra anunciou em comunicado que pediu "ao corpo de advogados do Estado para agir perante as autoridades competentes contra os responsáveis do grave atentado à imagem do país”.
A aplicação "Que país", lançada no dia 22 de Setembro pela empresa Apalon, propõe aos utilizadores “viajar pelo Mundo sem sair de casa ou do escritório”.
Enquanto que França é caracterizada pelos lugares românticos e pelos vinhos, Itália apresenta uma fórmula diferente: máfia, piza, pastas e scooters. “A máfia é extremamente importante, pois constitui uma força económica formidável, que representa mais de 10% do PIB”, acrescenta ainda a aplicação electrónica.
“Itália é conhecida no mundo pela história, cultura e pelo estilo. Enquanto cidadã e enquanto ministra, não posso permitir o descrédito que é atribuído ao nosso país”, reforçou Michela Vittoria Brambilla
"jn"