happy-team
happy-team
happy-team
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

happy-team


 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 VoIP no router da MEO – Chamadas gratuitas na rede fixa

Ir para baixo 
AutorMensagem
FCP84
moderador
moderador
FCP84


Data de inscrição : 15/11/2010
Idade : 61

VoIP no router da MEO – Chamadas gratuitas na rede fixa Empty
22112010
MensagemVoIP no router da MEO – Chamadas gratuitas na rede fixa

Chamadas gratuitas para toda a rede fixa nacional e 0,20€ para todas as redes móveis

VoIP, VoIP, VoIP… certamente que todos nós já ouvimos falar nesta tecnologia/termo. Esta semana um colega questionava-me como poderia colocar a tecnologia VoIP a funcionar no router da Meo (Thompson). Depois de uma breve explicação, aproveitei a embalagem e decidi escrever um artigo para todos os nossos leitores, de modo a que possam usufruir desta tecnologia.

Já que pagamos pelo serviço (e não é assim tão pouco), é hora de tirar partido de outras funcionalidades (gratuitas). Vamos então aprender como configurar facilmente a tecnologia VoIP no router Thompson da MEO.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Antes de começar, quero deixar claro que todas estas alterações que vamos fazer, são totalmente legais e autorizadas pelo operador em causa.

Uma nota muito rápida: quero apenas referir que ao contrário daquilo que muitos pensam, VoIP não é sinonimo de chamadas gratuitas. O que normalmente acontece, é que os preços das chamadas são por norma inferiores e em algumas situações as chamadas são efectivamente gratuitas. Para o serviço que vamos configurar, avanço desde já que conseguimos chamadas gratuitas para toda a rede fixa e 0,20 para a rede móvel. É bom !!!

Material necessário para ter o VoIP a funcionar no router da MEO:

* Router Thompson
* Telefone analógico (pode ser um telefone antigo… desde que funcione)
* Conta VoIP da Sapo (para este artigo, vamos usar o serviço da Sapo que é gratuito)

Devo confessar que o mais difícil neste processo foi mesmo criar a conta VoIP no serviço da Sapo, isto porque alguém se esqueceu (aquando da montagem do serviço) de deixar as credenciais de acesso.Tive de ligar para o serviço de apoio a clientes Meo, e o pessoal do Help Desk (que foi bastante simpático), consegui-me resolver o problema e disponibilizaram-me umas credenciais de acesso.

De modo a ser mais simples proceder a todas as configurações, vou colocar todos os procedimentos separados por passos para que ninguém se perca.
Passo 1 – Criação da conta VoIP da Sapo

Para proceder à criação de uma conta VoIP, vamos começar por aceder à área de clientes da Sapo aqui, introduzir as vossas credenciais de cliente Sapo (o utilizador começa por asxxxxx).

No menu do lado esquerdo devem escolher VoIP e depois Criar/Gerir VoIP. Nessa mesma página é-vos dada a possibilidade de subscreverem um número VoIP ou mesmo definir um, e para finalizar têm de definir uma password. Devem guardar esse dados pois vão precisar dos mesmos mais a frente.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Passo 2 – Ligação do Telefone ao router da MEO

Depois de muito procurar lá encontrei um telefone antigo para tirar umas fotos e para proceder aos testes. É um telefone normalíssimo (não precisa de suportar a tecnologia VoIP) sendo que o único requisito é que funcione e tenha um cabo telefónico normal (RJ11).
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A ligação do telefone ao router pode ser efectuada através da porta no router Meo identificada como Phone 1. Nessa porta devem ligar o cabo telefónico do telefone que vão usar.

Quanto a ligações é apenas e só isto.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Passo 3 – Configuração do VoIP no router Meo

O próximo passo é proceder às configurações do serviço VoIP no router da Meo. Para acederem à página de administração do router devem, a partir de um PC ligado a rede Meo, abrir um browser e colocar o endereço IP: 192.168.1.254 (por norma). É-vos solicitado as credenciais de acesso que são as seguintes:

Utilizador: Administrator

Password: 3!play

Depois de entrarem na área de gestão do router MEO, vão ao menu do lado esquerdo e devem escolher Ferramentas –> Serviço de Voz. Em seguida, na parte superior direita da página devem escolher a opção Configurar.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Depois de carregarem no botão configurar, é-vos solicitado para introduzirem os dados do serviço VoIP (criado no Passo 1).

Atenção: No campo SIP URI e Nome de utilizador devem incluir o prefixo +351 seguido do vosso número VoIP subscrito no passo 1. A password é a mesma definida também no ponto 1.

Os campos Display Name e Número abreviado fica ao gosto de cada um. Para finalizar, apenas confirmar que no campo Porta está definido telefone 1 (pois foi nessa porta que ligamos o telefone)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Para verificar se está tudo correcto devem aceder ao item Configuração Avançada e verificar se os campos estão preenchidos de acordo com a seguinte informação:

Registar: voip.sapo.pt

Registar Port: 5060

Proxy: proxy.voip.sapo.pt

Proxy Port: 5070

Secondary Proxy: 0.0.0.0

Secondary Proxy Port: 5060

Expire Time: 36000
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E está feito. Como referi inicialmente, o processo é relativamente simples e esperamos que este artigo ajude utilizadores sem conhecimentos técnicos a proceder a esta configuração.

Uma das questões que certamente deverão aparecer nos comentários é:

Qual a vantagem de ter o VoIP activo no serviço da Meo?

Pois bem, o VoIP é um serviço que lhe permite fazer e receber chamadas dentro e fora de sua casa para todas as redes nacionais e internacionais.

* Chamadas Grátis para a rede fixa nacional
* Chamadas a €0,20 /min para rede móvel
* Disponível em qualquer lugar do mundo
* Até 5 números VOIP
* Total controlo de custos

Para quem quiser consultar o tarifário completo pode fazê-lo aqui: Tarifário VoIP Sapo
Considerações Finais

A configuração do serviço VoIP traz algumas vantagens. Podemos realizar chamadas gratuitas para a rede fixa a qualquer hora do dia, ter mais do que um número de telefone (mediante as necessidades) e além disso podemos dar utilizada ao nosso telefone antigo. Esperamos que este artigo seja de muita utilidade para os muitos clientes Meo existentes no pais.

Para terminar apenas me resta dizer: ….Me liga vai !!!!
pplware
Ir para o topo Ir para baixo
Compartilhar este artigo em: reddit

VoIP no router da MEO – Chamadas gratuitas na rede fixa :: Comentários

Nenhum comentário
 

VoIP no router da MEO – Chamadas gratuitas na rede fixa

Ir para o topo 

Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» ZAPP.PT investe 30 milhões na primeira rede nacional de 4G/WiMAX
» Apple cria rede social
» Líder de rede de tráfico fica preso
» Rede Social MyHeritage lança novas funcionalidades
»  Marrocos desmantela rede traficantes com ligações à Al-Qaeda

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
happy-team :: Evolução Cientifica e Tecnologica-
Ir para: