happy-team
happy-team
happy-team
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

happy-team


 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Dois mil cavalos nas ruas da Golegã

Ir para baixo 
AutorMensagem
demoura
super moderador
super moderador
demoura


Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 44

Dois mil cavalos nas ruas da Golegã Empty
07112010
MensagemDois mil cavalos nas ruas da Golegã

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Durante uma semana, estima-se que mais de 2.000 cavalos se passeiem pelas ruas da Golegã, durante a XXXV Feira Nacional do Cavalo / XII Feira Nacional do Cavalo Lusitano, que anima a vila ribatejana por alturas do S. Martinho. E o número é apenas uma estimativa ponderada a partir dos 1.300 animais que se “matricularam” para desfilar no picadeiro do Largo do Rossio, o coração do evento, em 2009, ano em que o registo se tornou obrigatório.

Mas há muitos mais a circular ser serem registados e puros-sangue trazidos pelas melhores coudelarias nacionais que não chegam a sair das boxes.

Sendo esta feira franca, é impossível calcular com exactidão os milhares de visitantes que se deslocam à Golegã, que durante uma semana é uma das maiores montras mundiais do mundo equestre. Ontem, registou-se a primeira grande enchente nesta festa castiça, onde cavaleiros e amazonas se passeiam a cavalo no meio de uma grande enchente de público. Com a particularidade de muitos serem estrangeiros, sobretudo vindos da vizinha Espanha.

O CM encontrou o galego Pedro Diaz, que regressou ao Ribatejano depois de dois anos de interregno. "A feira está muito melhor, cheia de actividades durante todos os dias, e a vila está muito bonita", afirma o espanhol, que não sabia onde ia pernoitar. "Só é pena não haver mais alojamentos", desabafou. "Se tivesse dinheiro, comprava um cavalo lusitano", afirma Gonçalo Lourenço, um jovem de Lisboa que vem à feira pela segunda. "Vim outra vez porque há aqui uma atmosfera única no mundo", afirma.

O cavalo lusitano tem-se vindo a afirmar como um dos pólos mais importantes do certame. Do programa deste ano, o presidente da Câmara da Golegã e responsável pela feira, José Veiga Maltez, destaca precisamente o concurso nacional oficial de apresentação do cavalo de sela e do cavalo lusitano, no dia 10, onde se fará a selecção e apuramento das raças, e a repetição da experiência introduzida na edição do ano passado "um cavalo a ver, um cavalo a adquirir", onde os criadores exibem os animais que podem ser comprados.

CENTRO DE ALTO RENDIMENTO A CAMINHO

No dia 13 de Novembro, a Câmara Municipal da Golegã vai assinar com a Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude o contrato de financiamento para a construção do futuro Centro de Alto Rendimento para Desporto Equestre. Orçado em cerca de 500 000 euros, vai ser construído num terreno de oito hectares e deverá estar concluído no prazo de um ano, servindo para complementar toda a estratégia de desenvolvimento do concelho em torno do cavalo.

ORIGENS PERDEM-SE NO TEMPO



A par com a de Gerez de La Frontera, em Espanha, a Feira Nacional do Cavalo é uma das maiores manifestações ibéricas em torno do mundo equestre, com origens que remontam ao século XVI. Cerca de 500 anos depois, o certame conjuga como nenhum outro a elite do mundo equestre com as tradições rurais mais castiças, com destaque para o S. Martinho, associado à prova da água-pé nova e da castanha assada, outro dos símbolos desta feira. Além da vertente popular, há inúmeras manifestações culturais, como exposições de pintura e fotografia alusivas ao cavalo, lançamento de livros, conferências e seminários.


"cm"






Ir para o topo Ir para baixo
Compartilhar este artigo em: reddit

Dois mil cavalos nas ruas da Golegã :: Comentários

Nenhum comentário
 

Dois mil cavalos nas ruas da Golegã

Ir para o topo 

Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Gangue em dois BMW abalroa GNR e dispara
»  Três cavalos mortos e quatro feridos a tiro
» Dois mortos em colisão de carro e comboio
»  Dois feridos em acidente da A1
» Dois bebés intoxicados

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
happy-team :: NACIONAIS-
Ir para: