happy-team
happy-team
happy-team
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

happy-team


 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Plano de emergência já tinha sinalizado prédio que ardeu

Ir para baixo 
AutorMensagem
demoura
super moderador
super moderador
demoura


Data de inscrição : 30/01/2010
Idade : 44

Plano de emergência já tinha sinalizado prédio que ardeu Empty
15112010
MensagemPlano de emergência já tinha sinalizado prédio que ardeu

foto rui oliveira/global imagens
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Sapadores estiveram durante todo o dia de ontem na Rua dos Caldeireiros



O prédio da Rua dos Caldeireiros onde deflagrou um incêndio, anteontem, sábado, durante o qual morreu um bombeiro, está sinalizado no Plano de Intervenção em Emergências no Centro Histórico do Porto. Na zona Património Mundial há 40 ruas com risco elevado de fogo.
O documento especifica que apesar de ter dezenas de prédios ao abandono, a [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] tem um "nível intermédio" de risco. Esta classificação tem em conta os acessos, a disponibilidade de água e o estado dos imóveis.
O prédio, com o número 168, faz parte de um conjunto de imóveis da Rua dos Caldeireiros identificados como devolutos.
Em declarações à Lusa, o segundo comandante dos Bombeiros Sapadores, Pais Rodrigues, disse que, de acordo com indicações que teve dos técnicos da Câmara, "a proprietária já tinha sido notificada para a realização de obras e para impedir o acesso ao edifício", que, apesar de "ocupado clandestinamente" não estava em risco de derrocada.
A degradação é dos principais problemas da Zona Histórica. De um total de 1796 edifícios, 653 estão muito degradados ou em ruínas. Só na freguesia da Vitória, onde fica a Rua dos Caldeireiros, há 107 prédios em más condições. Mais de 50 estão devolutos.
Ainda ontem, durante as operações de limpeza e de segurança no prédio onde deflagrou o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], a Protecção Civil alertava para "o perigo" que podia existir num edifício em frente, que já tinha sido escorado.
O fogo deflagrou num prédio devoluto e que, de acordo com moradores e com o presidente da Junta da Vitória, António Oliveira, seria "ocupado clandestinamente". "O imóvel era ocupado por toxicodependentes e por pessoas que traficam estupefacientes", afirmou António Oliveira, sublinhando que já tinha alertado a proprietária para a situação.
Também Maria de Fátima Silva, 61 anos, que vive paredes-meias com o prédio onde deflagrou o fogo, contou que "muitas vezes, à noite, via-se um clarão que só podia ser de velas acesas".
O vereador da Protecção Civil da Câmara do Porto, Manuel Sampaio Pimentel, disse, ao JN, que "desconhece" em que estado está o processo do prédio. "Não sei se a proprietária já foi notificada para uma vistoria ou para realizar obras. Só amanhã [hoje] é que vou recolher essas informações", sublinhou o autarca.
Porém, o autarca esclareceu que o Município só "age" em edifícios que "apresentem sinais de ruína iminente". Caso se constate que a degradação do imóvel não apresenta risco de derrocada imediata, a Autarquia tem de seguir um "calvário de processos".
"A Câmara não tem condições de tomar posse de todos os edifícios que se encontram devolutos. Isso obrigaria a encargos de tal ordem que não seria suportável", referiu.
Ontem, os Sapadores procederam a uma "demolição controlada" no edifício, até "porque havia risco do imóvel cair sobre os prédios contíguos", disse o segundo comandante, Pais Rodrigues. Os trabalhos prosseguem hoje.
No combate ao incêndio, [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link].

jn
Ir para o topo Ir para baixo
Compartilhar este artigo em: reddit

Plano de emergência já tinha sinalizado prédio que ardeu :: Comentários

Nenhum comentário
 

Plano de emergência já tinha sinalizado prédio que ardeu

Ir para o topo 

Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Plano de emergência já tinha sinalizado prédio que ardeu
» Tinha a carta apreendida e abalrou GNR
» FPV aprova orçamento e plano de actividades
» Queda de prédio mata operário
» Prédio cai durante um casamento e faz 65 mortos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
happy-team :: NACIONAIS-
Ir para: